quarta-feira, 12 de março de 2014

Que vida hein - Juiz Odilon de Oliveira

Juiz Odilon de Oliveira: o magistrado mais ameaçado do Brasil




O juiz Odilon de Oliveira, de 56 anos, atualmente dorme em um colchonete no chão no fórum da cidade, sob a vigilância de sete agentes federais fortemente armados. Oliveira é juiz federal em Ponta Porã, cidade de Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai e está jurado de morte pelo crime organizado. Sai do seu local de trabalho somente quando estritamente necessário, e sob forte escolta. Em apenas um ano, o juiz condenou 114 traficantes e ainda confiscou seus bens. Como aqueles que colocou atrás das grades, ele perdeu a liberdade:”’A única diferença é que tenho a chave da minha prisão.”

Por meio de telefonemas, cartas anônimas e avisos mandados por presos, Oliveira soube que estavam dispostos a comprar sua morte. “Os agentes descobriram planos para me matar, inicialmente com oferta de US$100 mil.” O jornal paraguaio Lá Nación informou que a cotação do juiz no mercado do crime encomendado havia subido para US$ 300 mil. “Estou valorizado”, brinca. Foi quando recebeu um carro com blindagem para tiros de fuzil AR-15 e passou a andar escoltado.

Quando o juiz precisa cortar o cabelo, veste colete à prova de bala e sai com a escolta. ‘Estou aqui há um ano e nem conheço a cidade.” Azar do tráfico que o juiz tenha de ficar recluso. Acostumado a deitar cedo e levantar de madrugada, ele preenche o tempo com trabalho. De seu ‘bunker’, auxiliado por funcionários que trabalham até alta noite, prossegue distribuindo sentenças.

Doze réus foram extraditados do Paraguai a pedido do juiz, inclusive o “rei da soja” no país vizinho, Odacir Antonio Dametto, e Sandro Mendonça do Nascimento, braço direito do traficante Fernandinho Beira-Mar. “As autoridades paraguaias passaram a colaborar porque estão vendo os criminosos serem condenados.”

O juiz não se intimida com as ameaças e não se rende a apelos da família, que quer vê-lo longe desse barril de pólvora. Ele é titular de uma vara em Campo Grande e poderia ser transferido, mas acha “dever de ofício” enfrentar o narcotráfico. “Quem traz mais danos à sociedade é o mega traficante. Não posso ignorar isso e prender só mulas (pequenos traficantes) em troca de dormir tranqüilo e andar sem segurança.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário