quarta-feira, 12 de março de 2014

Dragãoes

Dragões na História


Dragões são figuras lendárias, representadas por grandes répteis monstruosos que possuem a capacidade de voar e soltar fogo pela boca. Mitos e lendas com dragões remontam o Oriente Médio Antigo, simbolizando, nestas culturas, a destruição e o mal.

Na Mesopotâmia, por exemplo, havia uma lenda (criada há 2000 a.C) em que Tiamat era um dragão. Este, personificava o oceano e comandava as hordas do caos. Sua destruição era uma condição para a criação do universo de forma ordenada.

Na cultura hebraica bíblica, o dragão representava a morte e o mal. Esta figura também aparece no Apocalipse e é repleta de simbolismos.

Na Idade Média, período em que o cristianismo prevalecia, a figura do dragão esteve muito presente no imaginário das pessoas. Neste período, o dragão simbolizava o pecado e o paganismo. Heróis, santos e mártires aparecem em histórias relacionadas a lutas e vitórias sobre estes monstros. A lenda de São Jorge, que lutou e venceu o dragão, apresenta-se neste contexto.

Já no oriente, o dragão oriental é um símbolo tradicional de alguns países como China ou Japão e possui o significado de sabedoria, força, poder, proteção e riqueza. Tem aparência de uma serpente gigante e não possui asas. No ocidente, o dragão oriental é uma figura muito requisitada nas tatuagens corporais.

Antigamente, na China, o dragão era símbolo do poder imperial. Tradicionalmente significa abundância, sorte, prosperidade e fortuna. O dragão oriental é um ser do bem, ao contrário do dragão ocidental que é visto como uma criatura maligna. Faz parte das tradições folclóricas e representa o elo que liga os homens às divindades celestiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário